electrician-1080586_1920

Assim como o corpo humano, o edifício necessita de vistorias, isso para garantir a saúde do local, principalmente quando já tem uma idade elevada. Mas para realizar o feito é preciso ser cauteloso e buscar profissionais adequados para uma boa solução, pois, quando o edilício é antigo provavelmente haverá mais defeitos, como infiltrações e rachaduras, que se não corrigidos a tempo podem gerar graves problemas.

 

1-      Norma NBR 16.280

A princípio, se a norma for adotada no condomínio ela deve ser seguida por todos, a norma NBR 16.280 é quem regulamenta as reformas em edificações nas unidades e áreas externas. Na qual tem como objetivo estabelecer requisitos para os sistemas de gestão de controle de processos, projetos, execução e segurança, incluindo meios principalmente para:

a) prevenções de perda de desempenho decorrente das ações de intervenção gerais ou pontuais nos sistemas, elementos ou componentes da edificação;

b) planejamento, projetos e análises técnicas de implicações da reforma na edificação;

c) alteração das características originais da edificação ou de suas funções;

d) descrição das características da execução das obras de reforma;

e) segurança da edificação, do entorno e de seus usuários;

f) registro documental da situação da edificação, antes da reforma, dos procedimentos utilizados e da pós-obra de reforma;

g) supervisão técnica dos processos e das obras.

 

   2- Assembleia

Possivelmente a reforma adotada gerará gastos a mais para o condomínio, visando isso, o síndico deve organizar uma assembleia para explicar o motivo da obra.

 

3-      Contratar especialista

Contratar um profissional, além de ser o mais ideal, é a proposta mais segura de que tudo ocorrerá bem. O síndico deve pesquisar e apresentar os orçamentos aos condôminos. Cuidado com valores baratos, o trabalho pode sair caro, desconfie.

 

4-      Segurança garantida

Para garantir a segurança de quem habita o local, deve-se ter cuidado com o entulho. O condomínio deve ser limpo e retirado todo o lixo que impede a passagem do morador, a fim de evitar problemas e incidentes.

 

5-      Documentar obra

Ao terminar a obra é importante documentar todas as modificações feitas. Arquivar as notas fiscais é uma ação importante também para a prestação de contas.

Para evitar contratempos e problemas, que até mesmo que pareçam simples, é necessário seguir as regras e certificar-se quanto à segurança do local. Se possível, chame o Corpo de Bombeiros para vistoriar o ambiente.